d

The Point Newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione retornar para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
  /  Atletas   /  Ciclismo: uma paixão da infância para a vida!

Ciclismo: uma paixão da infância para a vida!

Seu nome é Bruna Saalfeld Elias, tem 18 anos e é atleta da equipe Specialized Racing BR. É quatro vezes campeã brasileira, bicampeã da Copa Internacional de MTB, bicampeã gaúcha de Maratona e vice-campeã Pan-americana. Mas essa história de tantas vitórias começou muito antes, quando ainda era apenas uma criança de cinco anos que ansiava pela visita do Papai Noel.

Foi com essa idade e nessa data festiva que Bruna ganhou a sua primeira bicicleta. Desde então, pedalou sem parar; em casa, na rua, no parque, em qualquer lugar que fosse possível dar umas voltinhas de bike, até que, aos 12, entrou para o mundo das competições. Ela se identifica tanto com a prática que chega a dizer que é assim que consegue “extrair a sua verdadeira essência”.

Essa paixão pelo esporte rendeu ótimos resultados. Além dos títulos importantes que levou para casa, também participou de outras competições que enriqueceram o currículo, como o Campeonato Mundial de XCO, na Austrália, em 2017, chegando em 36º lugar. “Foi uma experiência incrível, não tenho palavras para descrever o quanto sou grata a Deus só por ter tido a chance de estar lá. Tive um resultado dentro do que eu esperava. Sei que o início sempre é assim, para nós brasileiros, que enfrentamos diversas dificuldades”, conta Bruna.

Mas nem tudo são glórias…

A ciclista já passou por alguns percalços que quase a fizeram desistir do ciclismo; outros, por pouco, não a obrigaram a isso. “Eu tive um acidente doméstico envolvendo eletricidade, e essa foi uma das épocas mais duras da minha vida, pois fiquei um ano fazendo cirurgias em meus dedos para tentar restaurá-los. Durante três longos meses, fiquei sem treinar, e foi quando eu senti muita falta daquela simples realidade de subir na bicicleta e sentir o vento no rosto e aquele bem-estar indescritível. A partir daí, eu e a bicicleta nos tornamos uma só. Ela é o meu meio de transporte, meu hobby, minha maior satisfação, minha companheira nesse trajeto sonhador que estou trilhando” lembra.

Outro momento difícil foi em 2014, quando sua bicicleta foi roubada um dia antes da sua primeira competição no Campeonato Brasileiro de XCO, no meio do reconhecimento da pista. “Falar sobre isso hoje é fácil, mas, na época, o trauma poderia ter me destruído”. Na realidade, Bruna tinha apenas duas alternativas: desistir e chorar pelo leite derramado ou pegar uma bicicleta emprestada e lutar pelo sonho. Felizmente, ela escolheu a segunda opção, e isso mudou completamente o curso de sua vida. Apesar de tudo o que aconteceu, consagrou-se campeã brasileira naquele ano. “Foi uma experiência incrível que contribuiu muito para o meu crescimento”, conta.

Chegada à Specialized e próximos passos…

Bruna entrou para a equipe em 2016 e considera este um marco em sua carreira no ciclismo. “Minha vida pode ser contada como Bruna antes da Specialized e Bruna depois da Specialized. Aqui, descobri um mundo novo e maior. Quando integrei o time, fiquei muito feliz e disposta a lutar pelo meu melhor a cada dia”.

Por ter apenas 18 anos ainda e muita caminho pela frente a percorrer, atualmente, ela concilia os treinos com os estudos e tem um sonho ambicioso: ser uma treinadora e embaixadora da bike no Sul, no Brasil e, quem sabe, no mundo. Estamos com você, Bruna. Temos a certeza de que ainda vai alcançar todos os seus objetivos e conquistar o seu tão merecido espaço dentro do ciclismo!

Deixe um comentário

COMENTE AQUI