d

The Point Newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione retornar para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
  /  Sem categoria   /  As famosas camisas do Tour de France

As famosas camisas do Tour de France

Depois do Giro d’Italia, está chegando a hora do mais aguardado evento do ciclismo mundial. Em julho, acontece o Tour de France! Três semanas com os melhores ciclistas do mundo em algumas das paisagens mais bonitas (e também desafiadoras) do planeta! Todos em busca das camisas amarela, branca com bolinhas, verde e branca.

E para começar o aquecimento desta prova incrível, hoje vamos falar justamente sobre os grandes símbolos, as camisas do Tour de France! Apresentamos agora a história e como elas são distribuídas ao longo da competição até o encerramento, que acontece na bela avenida de Champs Elysees, em Paris.

Photo: Jim Fryer / BrakeThrough Media | brakethroughmedia.com

Camisa amarela

O tradicional maillot jaune. A camisa amarela está sempre com o líder geral da prova. Quem tem o menor tempo combinado entre todos os competidores. Em resumo, nada é mais importante no Tour de France do que a camisa amarela.

De acordo com o historiador Barry Boyce, em entrevista ao site britânico Cyclist, a escolha da camisa amarela foi um processo. Isso porque na década de 1910, o líder geral do Tour de France utilizava um acessório verde no pulso, mas isso não era suficiente e gerou reclamações de jornalistas e outros atletas. Com isso, a organização da prova decidiu adotar uma camisa diferente para o líder. A cor amarela foi escolhida porque representava o jornal L’Auto-Vélo, que patrocinava o Tour. Desde então, a camisa amarela se tornou não só a cor símbolo da prova, mas provavelmente a peça mais conhecida em todo o ciclismo mundial.

Camisa verde

A camisa verde é dada ao líder por pontos no Tour de France. A cada etapa são distribuídos pontos em sprints intermediários e também na chegada. Os pontos variam em relação ao estilo da etapa (plana ou montanhosa). Por isso, vencer a camisa verde é o grande objetivo dos velocistas do Tour.

A camisa verde começou a ser entregue em 1953 na celebração dos 50 anos do Tour de France. Na época, era adotado um sistema de pontuação diferente no qual os atletas perdiam os pontos dependendo da classificação em cada etapa. O primeiro vencedor da camisa verde foi o suíço Fritz Schär.

Camisa branca com bolinhas

A camisa dos escaladores! A polka dot jersey é dada ao atleta que tem o melhor desempenho nas etapas de montanha. Nessas etapas, são distribuídos pontos em metas ao longo do percurso e na chegada. Um prêmio para os ciclistas mais admirados pela capacidade de subir longas distâncias.

O prêmio de melhor escalador do Tour de France é distribuído desde 1905, mas só em 1933 foi criada uma classificação oficial. A camisa branca com bolinhas foi dada pela primeira vez em 1975 e o modelo foi escolhido por causa dos chocolates Poulain, marca patrocinadora do Tour na época.

Camisa branca

A camisa dos jovens. Esse uniforme é entregue para o ciclista com melhor desempenho com idade até 25 anos na classificação geral. O critério é exatamente o mesmo da camisa amarela, mas para os mais jovens.

A camisa branca foi adotada no Tour de France em 1968, mas só bastante tempo depois é que ela passou a ser entregue para os mais jovens. No início a camisa branca era dada ao atleta com melhor desempenho na classificação combinada. Em 1987, a organização decidiu dar a camisa ao melhor atleta jovem. A camisa ficou suspensa por alguns anos e, em 2000, retornou e é entregue até hoje.

Photo: Jim Fryer / BrakeThrough Media | brakethroughmedia.com

Deixe um comentário

COMENTE AQUI